Projecto Vale Inovação

Projecto BLOCORK

Com a estagnação do mercado da Construção Civil, torna-se imperativo, em especial para as pequenas e médias empresas que actuam neste ramo, destacarem-se no mercado quer seja através da exportação, quer através da comercialização de produtos que acompanhem o crescimento tecnológico que se tem sentido nos últimos anos tornando-os valorizáveis pelo utilizador final.
O projecto BloCork tem como objectivo o desenvolvimento de um modelo de bloco de alvenaria, utilizando como matéria-prima betão leve contendo regranulado de cortiça expandida na sua composição. A incorporação de um material natural, renovável e reciclável, que adicionalmente constitui um subproduto da indústria de produção de materiais de isolamento térmico, contribuirá para a sustentabilidade do edifício e, consequentemente, para a redução da pegada ecológica. Estes blocos deverão ser economicamente competitivos e garantir a satisfação dos requisitos impostos pelas normas de especificação de alvenaria, prevendo-se a optimização do seu desempenho mecânico e físico, em especial em termos térmicos e acústicos.

A aprovação do projecto de Investigação e desenvolvimento tecnológico em co-promoção com o Itecons e a Amorim Isolamentos foi o resultado de uma junção de sinergias com o intuito de potenciar todo o dinamismo dos promotores envolvidos.
Este projecto inovador em Portugal consiste no desenvolvimento de um modelo de bloco de alvenaria, utilizando como matéria prima betão leve contendo granulado de cortiça na sua composição, devendo garantir a satisfação de diversos requisitos relacionados com as características que permitam respeitar as exigências impostas pela norma EN 771-3, um bom desempenho acústico e térmico, um desempenho mecânico adequado e ser economicamente competitivo.
O contexto económico-financeiro actual e a sua evolução implicam uma maior procura por potenciais factores competitivos. Num contexto de estagnação do mercado da construção, com o consequente impacto na economia nacional, bastante dependente destes sectores de actividade obrigou-nos por um lado a procurar novos produtos e por outro lado também á expansão do mercado a novel internacional, o que pode constituir uma grande oportunidade de diferenciação pela inovação e consequentemente maior competitividade e um aumento significativo do volume de negócios.
Um factor muito importante também é o facto de os mercados quer nacional quer internacional estarem hoje muito receptivos ao aparecimento de produtos novos e de processos de construção que reflictam a sustentabilidade.
Este projecto representa um forte investimento em infra-estruturas mas também se traduz numa alavanca necessária para catapultar a Fabel para uma indústria de produtos inovadores e abrir novos mercados nacionais e internacionais. A Fabel nunca tinha potenciado os seus produtos num sector de construção alto onde os produtos requerem ser inovadores e terem uma imagem muito aprimorada, apesar dos nossos produtos sempre cumprirem com os requisitos da norma EN 771-3 e seguirem processos de fabrico internos demonstrados no nosso SGQ ISO 9001. Os produtos produzidos pela Fabel eram até aqui comuns e com aplicações físicas normais, com este projecto temos noção que podemos divulgar o novo produto numa área mais abrangente e torna-los quase obrigatórios, devido á sua inovação e qualidade, nos cadernos de encargo das obras dos segmentos altos da construção.

No âmbito da divulgação de resultados referentes ao desenvolvimento experimental de blocos para alvenaria, utilizando regranulado de cortiça expandida na sua composição, foi apresentado o artigo “BloCork – Desenvolvimento de blocos de betão com cortiça” no Congresso de Inovação na Construção Sustentável; evento internacional realizado na Curia (Portugal) a 6 de Novembro de 2010. No seguimento deste Congresso foi editado o respectivo livro de Actas onde se publicou o seguinte artigo:
Simões, N., Salgado, N., Castro, I., Gil, A., Manuel, C. “BloCork – Desenvolvimento de blocos de betão com cortiça”, Inovação na Construção Sustentável: Innovation on Sustainable Construction, Portugal (2010), 251-263
Neste contexto, também o resumo “Comparative characterization of cork concrete masonry blocks” foi aceite para posterior submissão de artigo, a apresentar na “6th Dubrovnik Conference on Sustainable Development of Energy, Water and Environment Systems” em Dubrovnik, Croácia, entre os dias 25 e 29 de Setembro de 2011.
O presente projecto foi ainda divulgado na feira “Portugal Tecnológico 2010” que decorreu na Fil de 22 a 26 de Setembro de 2010. O ITeCons esteve presente no stand da CCDRC, no espaço reservado ao Cluster Habitat Sustentável, onde teve a oportunidade de mostrar a todos os visitantes o projecto em si, bem como os seus objectivos. Para esta divulgação foi desenvolvida uma brochura e uma maquete representativa do projecto.
O ITeCons esteve ainda presente no stand da CCDRC nos Open Days em Bruxelas, onde também procedeu à divulgação do presente projecto.

© 2012​/Dez - Nuno Salgado

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now